Negócios existem a partir de uma função básica: lucros. É claro que ao redor deles podemos imaginar "n" vantagens e propósitos, como gerar empregos, trazer benefício à sociedade e até fomentar a inovação em seu segmento. Mas, de pouco adianta tudo isso se a premissa básica não for cumprida.
Para isso, um conceito muito importante precisa estar na mente de todos os responsáveis por fazer determinada empresa operar: a determinação da margem de lucro. Você sabe o que é e como calcular? Sabe a diferença entre margem bruta e líquida? Vem com a gente neste post que vamos explicar.
O que é margem de lucro?
A margem de lucro representa o percentual da receita que sua operação de delivery mantém após deduzir custos e despesas variados, incluindo taxas e tributações.
Em outras palavras: após processar os pedidos, receber os pagamentos e deduzir custos operacionais, o valor restante representa a sua margem de lucro líquido.
Como calcular a margem de lucro do seu negócio?
Entenda por que calcular a margem de lucro: esse cálculo é fundamental para definir sua política de preços.
Analise seus custos e despesas de forma detalhada.
Compare os valores com a receita para estabelecer sua margem de lucro.
Segundo que, existem dois tipos de margem de lucro bruto e margem de lucro líquido, cada um com sua função específica.
Margem de lucro bruto é a porcentagem da receita que resta após deduzir apenas os custos de produção e mão de obra.
A margem de lucro bruto é obtida a partir apenas dos custos de produção e mão-de-obra. Ela dá, então, a rentabilidade das vendas do negócio, sendo que restaurantes viáveis apresentam lucro bruto em torno de 70%
A margem de lucro líquido leva em conta também despesas operacionais, como impostos e custos administrativos.
Esse cálculo, portanto, é feito de forma sucessiva, para você ter a correta abordagem para o seu modelo de negócio.
Como calcular a margem de lucro para delivery?
Para calcular a margem de lucro bruto, subtraia do faturamento mensal total os custos de produção e mão de obra. Em seguida, use a fórmula para encontrar o percentual.
Assim, se a sua operação de delivery no mês de agosto de 2021, vendeu R$ 50.00...
Anote a receita total do período.
Some todos os custos do período.
Aplique a fórmula da margem de lucro bruto: (Lucro Bruto / Receita) x 100.
Para a margem de lucro líquido, o cálculo é bem parecido. Contudo, levamos em conta outras despesas, como as administrativas, impostos, aluguel, folhas de pagamento etc.
De acordo com a Receita Federal, é fundamental considerar os tributos incidentes sobre o faturamento ao calcular a margem de lucro.
Podemos utilizar a mesma base de cálculo. Agora, além dos custos de produção, é preciso incluir outras despesas operacionais para chegar à margem de lucro líquido.
(10.000/50.000) x 100 = 20% (margem de lucro líquido)
Assim, chegamos a uma margem de lucro líquido de 20%
Comentário importante sobre margem de lucro no delivery
A margem de lucro ideal é um indicador que pode ser otimizado através de soluções tecnológicas, simplificando e potencializando processos.
'Ticket médio' é o valor médio gasto por pedido em seu restaurante.
Sobre esse último motivo, cabe a explicação: quando você está construindo a sua marca no mundo do delivery, toma algumas decisões que podem afetar essa composição de preços, considerando que clientes gastam até 20% mais online comparado a pedidos tradicionais. Se trabalha com um ticket médio mais acessível, por exemplo, o natural é que tenha margem de lucro menor.
O mesmo vale caso esteja construindo uma marca muito diferenciada, de nicho. Daí, a percepção de valor de seu público tende a puxar os preços para cima e, com isso, sua margem de lucro tende a subir também.
Como aumentar a margem de lucro do seu delivery?
Olhe para dois lados: receita e custos. Amplie os ganhos explorando novos canais de venda e promoções direcionadas, enquanto otimiza insumos, mão de obra e despesas fixas para reduzir gastos.
Por isso, contar com ferramentas avançadas de monitoramento e análise de dados é essencial para ampliar sua margem de lucro e aprimorar processos de entrega, já que 73% dos operadores aumentaram investimentos em tecnologia em 2024.


.webp)
.webp)
.webp)
.webp)
.webp)
.webp)












