Para começar a pensar em um delivery, tenha em mente estas boas práticas no dia a dia:
Roteirização inteligente – use softwares específicos que podem reduzir 10-15% da distância percorrida e otimizar sua operação logística
Monitoramento em tempo real – acompanhe o status de cada pedido, uma funcionalidade que 90% dos clientes esperam ter
Controle de custos – defina metas claras e utilize indicadores para otimizar gastos
Recrutamento de entregadores parceiros – garanta boa capacidade de atendimento mesmo em picos
E quando falamos em delivery, um detalhe desponta, principalmente com o aumento da competição, com novas soluções surgindo a todo momento. Analise os diferenciais e mantenha o foco em eficiência. É assim que você se destaca neste cenário.
Entenda a diferença entre os pacotes dos aplicativos
Os aplicativos de delivery operam com estruturas de taxas distintas, geralmente cobrando entre 15% a 30% do valor do pedido. Primeiro, temos o modelo de taxa fixa, que costuma abranger um custo mensal independente do número de pedidos. Depois, encontra-se o plano variável, adequado para quem pretende escalar conforme a demanda.
Se por um lado você resolve tudo com uma contratação apenas, por outro fica preso a taxas maiores que vão parar em seu preço final, em taxas de entregas cada vez maiores etc.
Mais recentemente, outro tipo de contrato começou a aparecer no mercado, o chamado Marketplace. Ao oferecer esta modalidade, os apps oferecem apenas o lado "vitrine" da operação, transferindo para você, o dono do restaurante, a responsabilidade pela entrega, com frota própria ou terceirizada. Isso envolve gestão do tempo, qualidade deste serviço, treinamento da equipe e outros fatores. As taxas são menores. Porém, o desafio logístico aumenta.
E é aqui que enxergamos a possibilidade de trazer alternativas para o segmento de Delivery.
Siga estes passos básicos:
Defina a área de atendimento e o tempo máximo de chegada.
Calcule custos de operação e projete cenários de demanda.
Selecione parceiros de entrega confiáveis e plataformas de gestão que atendam às necessidades do seu negócio.
Em geral, você pode escolher entre cinco caminhos:
Correios ou serviços postais para produtos menores
Transportadoras especializadas em grandes volumes
Frota própria com equipe dedicada
Agregadores de entregadores independentes
Parcerias híbridas, dependendo da sazonalidade
Conheça a solução oferecida ao mercado de delivery
A LET'S se posiciona exatamente no meio desta operação, fazendo a ponte entre o pedido feito na plataforma e o transporte até o destino final, garantindo visibilidade e melhorias constantes em todas as etapas.
É a estratégia da LET'S, inclusive para poder levar sua forma de trabalhar para outros públicos. São iniciativas que unem soluções integradas, inteligência artificial e eficiência operacional para reduzir custos e ampliar opções de entrega.
Empresas terão acesso a uma rede expandida de entregadores qualificados, garantindo maior flexibilidade e cobertura em suas operações de última milha, que representam 53% dos custos totais de entrega. A integração total da operação pode reduzir significativamente esses custos. Passam a ter, virtualmente, os restaurantes da área em que atuam como clientes quase que diretos.
Veja as plataformas que farão parte da solução
É claro que a estratégia da LET'S atingirá o seu potencial quanto mais cedo os diversos interessados no ecossistema abraçarem a integração. Você conta com parcerias sólidas e APIs robustas para reduzir custos e ampliar a eficiência no delivery.
Você vai contar também com informações cada vez mais detalhadas e um mapeamento continuamente aprimorado para cada pedido. A ideia é aproximar o contato do restaurante com o entregador que vai realizar aquele pedido. No card de pedidos dentro do Max SalesCloud (plataforma da LET’S Delivery) aparecem informações como nome, foto e tempo de distância, garantindo um processo mais fluido e transparente.


.webp)

















